Clinica Odontológica Silvânia Rocha

Clinica Odontológica Silvânia Rocha
Clinica Odontológica Silvânia Rocha 3019-8911 3052-1880

terça-feira, 4 de outubro de 2016

É outubro e é rosa


Há exatos 4 anos atrás..
Ela me chamou numa salinha de reuniões no trabalho e disse.
- Agora sente aqui e escute ... eu vou contar sobre a minha experiência com o câncer.

De acordo com o INCA - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva
O Câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres não Brasil e no mundo, chegando a 25% dos casos novos a cada ano.

Estimativa de novos casos: 57.960 (2016 - INCA)

Número de mortes: 14.388, sendo 181 homens e 14.206 mulheres (2013 - SIM) SIM : Sistema de Informações de Mortalidade IBGE.

Fonte: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama/cancer_mama

 AQUI

Podemos achar como todo  bom brasileiro que pode não acontecer conosco. Mas acontece SIM. E precisamos como mulheres tomar mais cuidados com o nosso corpo. Com a nossa saúde. 
Minha cabeça deu um nó enorme... levei papel e caneta para anotações... mas meu cérebro entrou em curto circuito a medida que as "cenas" da vida real da auditora médica Vânia Ventim foi entrando em meu conduto auditivo. Congelei no tempo e no espaço e por mais que tentasse não conseguia me colocar no lugar dela.
 A Vânia é um exemplo de luta e de vida.

E aconteceu com ela.






A Amanda do blog " Diário Câncer de Mama" que super indico a leitura nos fala de uma maneira ímpar a sua experiência:
O câncer mostra um lado da vida que antes não enxergávamos. Só quem passa e quem convive do seu lado sabe. Os minutos são preciosos, os momentos de alegria também. Passamos a escolher a dedo o que realmente importa e quem realmente importa também. Não quero julgar o comportamento ou a reação de ninguém, mas é a mais pura verdade quando dizem que é na dificuldade que vemos quem está do nosso lado. É claro que uns tem mais recursos que outros, alguns não sabem lidar com a situação, mas as vezes esperamos mais de alguns do que de outros que estão de longe, só que mais perto.

O câncer de mama é muito mais que um laço rosa. Não é nada fácil o que vem com ele. Para quem acha que o “cabelo é o de menos”, por exemplo, está muito enganado. Porque você não fica careca antes de fazer essa pergunta idiota? O cabelo importa sim e muito. Somos mulheres e não queremos ficar carecas. É um saco o cabelo quando está crescendo, é um saco usar perucas, lenços, colocar apliques para tentar se sentir mais bonita, ficar sem cílios, sobrancelhas, pois além de não ter mama, não ter cabelo fica muito pior. Essa é a verdade. Também não queremos saber quem morreu de câncer, pois estamos tentando sobreviver e ter esperanças em quem está vivo. E o fulano que morreu, não perdeu a batalha para o câncer, ele somente morreu como todos vão morrer um dia.
Fonte : http://diariocancerdemama.blogspot.com.br/2016/04/desabafo-sobre-o-cancer.html

Nessa tarde de 03 de outubro de 2012 eu me senti meio fora órbita ( além das minhas condições normais kkkkk).  A sensação que eu tinha era que estava sem gravidade.. meus pés flutuavam pelo espaço.
Até que cheguei na minha cadeira, sentei e fiquei olhando para a imensidão da tela do blog em branco observando piscar do cursor. Me perguntando por onde começar. Pelo sentimento, eu pensei num primeiro instante. E se tem uma coisa que o ser humano ultimamente não está sentindo é o verdadeiro significado da palavra sentimento. 
O respeito pelo ser do outro está dando lugar ao pré-conceito, ao julgo, ao achismo.

Mas eu agora não estou aqui para falar do outro .... mas do câncer de mama.

E quando a Vânia finalizou a entrevista com a esperança embutida em toda a sua extensão, eu senti um booommmm aqui dentro. Respirei fundo e vi que ficou legal o resultado. Até onde eu vivi da história da Vânia o que senti de mais importante e fundamental para o tratamento de câncer e seu sucesso é o apoio e amor em família. É a presença, o afeto, o carinho sem o piegas do sentir pena. Não!
Amor incondicional, sincero.. de doação de alma.

Bjs e até o próximo post!

Debby :)