Clinica Odontológica Silvânia Rocha

Clinica Odontológica Silvânia Rocha
Clinica Odontológica Silvânia Rocha 3019-8911 3052-1880

sábado, 13 de agosto de 2016

A Dentista respondeu .... odontopediatria


Ela se chama Aline Sowzer dos Santos Carvalho tem 34 aninhos, ela é odontopediatra de João ( meu caçula).
Foi durante aquele trabalho temporário que fiz numa clinica odontológica que a conheci. Foi simpatia a primeira vista.
E a ideia nasceu da minha santa curiosidade. Pois vi crianças menores com dentes cariados, fazendo tratamento de endodontia, extração de dentes e corri atrás porque antes de ser uma blogueira linda, sou mãe.
Então alguns leitores e leitoras me mandaram perguntas e outros foram ao vivo e a cores mesmo.

Em um mundo completamente lúdico ela espanta o monstro horrível que traumatizou tanto nossos pais e nós mesmos, tiro por mim aqui ! kkkkkk. Conta historinhas, coloca musicas infantis para tocar no consultório. Deixando a criança completamente a vontade.

Mas vamos lá!
Puxe a cadeira e sente, pois, a minha dúvida pode ser a sua e vice-versa.

1)   O que fazer para aliviar a angustia do bebê durante a fase de erupção dental?
      Pergunta: Ana Carolina de São Paulo

Dra Aline:  Podemos oferecer alimentos fibrosos e mordedores para a criança morder. Eles funcionam como uma espécie de massageador da gengiva que aparenta uma leve inflamação, normal, devido ao processo de erupção dentária. Alimentos frios também podem ajudar, pois o gelo é anti-inflamatório natural. Aqueles mordedores que contém agua em seu interior podem ser levados a geladeira e oferecidos as crianças gelados. Lembrando que gelado não quer dizer congelado... O gelo pode ocasionar queimaduras.


1       2) Qual a melhor idade para levar a criança ao dentista?
           Pergunta: Carla Santos Nunes - Curiacica
    
     Dra. Aline: Digamos que desde a barriga da mamãe, rsrsrs... Assim como o pré-natal médico feito durante a gestação, a gestante deve fazer o pré-natal odontológico. Nessa consulta, além de cuidar da saúde bucal da futura mamãe, o dentista deverá orientar sobre os cuidados com saúde bucal do bebê. Ao surgir os primeiros dentinhos na cavidade bucal do bebê, que ocorre por volta dos 6 meses, ele já deverá frequentar o consultório odontológico e nessa consulta o dentista fará novas orientações. Salvo raras exceções, o bebê já deverá ir ao dentista antes dos 6 meses, como é o caso de crianças que já nascem com dentes (dente natal), ou em caso de doenças como o “sapinho” (candidíase).

          3) Qual a relação da alimentação com a cárie dentária?
           Pergunta: Carlos Antonio - Mogi das Cruzes 

Dra Aline: Uma alimentação rica em açucares/carboidratos favorece o surgimento da cárie.

3      4) Existe algum creme dental que a senhora indicaria?
           Aridiane Tosta : Mountain View - Califórnia 

Dra Aline: A recomendação da Associação Brasileira de Odontopediatria e da Sociedade Brasileira de Pediatria é que desde o primeiro dentinho a escovação já seja realizada com creme dental fluoretado na concentração entre 1000 e 1450ppm de flúor. Qualquer creme dental que tenha essa concentração de flúor está indicado para escovação da criança. Normalmente indicamos o creme dental infantil por ter sabor mais agradável e ser menos abrasivo.
O creme dental com flúor deve ser usado forma responsável, por isso consulte o dentista para orientações de uso e esclarecimento de dúvidas.

         5) Qual a idade indicada para começar a higiene bucal de meu filho que tem 2 anos de idade?  M. C. - Salvador (em nossas vidas respeita a sua privacidade)

Dra Aline: A higiene bucal deve ser iniciada desde o nascimento do primeiro dentinho, que ocorre por volta dos 6 meses de idade. Orientamos que durante a fase de ausência de dentes a boca da criança já seja manipulada, podendo ser higienizada com uma gaze limpa e úmida em água filtrada para que ela acostume ao toque e manuseio da região. No entanto, a recomendação expressa de higiene bucal na criança se dá ao nascimento do primeiro dentinho.

        6) A senhora poderia explicar como acontece a cárie de mamadeira?
                 Janaína de Assis - Rio de Janeiro


Dra Aline: A cárie de mamadeira, atualmente chamada cárie de acometimento precoce, acontece da mesma forma que a cárie dentária, uma doença infecciosa, que pode acometer o paciente em qualquer idade. É chamada de cárie de mamadeira porque esta é uma das principais formas de alimentação em bebês, no entanto também pode acometer crianças que mamam no peito. A cárie está relacionada a diversos fatores, mas principalmente a presença de dentes na cavidade bucal (se não existe dentes, não existe cárie), a exposição de longos períodos ao substrato cariogênico (dieta), uma má ou ausência de higiene bucal. A saliva também é um fator que pode favorecer o avanço ou não de cárie. Então, quando a criança se alimenta principalmente durante a noite/madrugada e não higieniza a cavidade bucal, o líquido proveniente da amamentação (leite materno, fórmulas infantis) permanece em volta dos dentes e bactérias presentes na cavidade bucal se utilizam desse substrato como nutrientes, produzindo ácidos que desmineralizam a estrutura dentária, provocando lesões e cavidades, formando a cárie propriamente dita.


P A U S A  I

Sabemos que os dentistas causam verdadeiros arrepios em algumas almas.. a minha é uma delas kkk. O que pude perceber em pouco tempo de convívio na clinica é que NÓS PAIS SOMOS CULPADOS na maioria das vezes seja pela negligência em relação a higiene bucal de nossos filhos, seja pelo nosso comportamento quando nosso pequeno demonstra pequenos sinais de medo ou insegurança. Hoje enquanto adultos afirmamos que não dói, que vai passar que é uma dorzinha, picada de formiguinha e etc. Mas a verdade é que dói sim, incomoda sim e algumas vezes dependendo do profissional dá medo sim. Nossos filhos precisam sentir que somos suas fortalezas, seus portos seguros...eles precisam fechar os olhos e ter certeza de que estaremos ali quando abrirem os olhos.


Testemunhei uma mãe fazendo uma verdadeira sessão de terror.... ( " Fulana se você continuar a chorar vou embora e te deixo aqui sozinha !!") . Imagina !!! Tudo bem que algumas crianças se não fossem minhas filhas eu dizia que era pelo escândalo que faziam kkkkkk

C O N T I N U A !!!

7) Meu filho range muito os dentes e a dentista mandou procurar psicólogo!!.. ???
 Maria Luciana Rocha Andrade - Salvador Bahia.
    Obs: Eu (Debby) sempre tive dúvida se ranger os dentes e bruxismo é a mesma coisa e peguei o gancho da pergunta da leitora


Dra Aline: Ranger de dentes em crianças na maioria das vezes não é bruxismo e pode estar relacionado a diversas causas, dentre elas, alimentação, processo eruptivo, transtorno psicológico. Uma alimentação basicamente líquida e pastosa promove uma baixa estimulação da musculatura e dos proprioceptores da mastigação, sendo o ranger de dentes uma forma de compensação do organismo. Uma alimentação mais fibrosa favorece um maior trabalho da musculatura, podendo diminuir o ranger de dentes. Com relação ao processo eruptivo na fase de erupção/surgimento dos dentes na boca, seja na dentição decídua (dente de leite) ou permanente, o ranger de dentes, está relacionado ao estranhamento de um novo componente na cavidade bucal e pequeno processo inflamatório fisiológico da erupção dentária quando na dentição decídua, e ao processo de esfoliação/perda dos dentes quando na dentição permanente. Uma alimentação fibrosa também deve ajudar. Já o transtorno psicológico normalmente se dá quando a criança está passando por uma situação nova, conflitante, como por exemplo, separação dos pais, início da fase escolar, chegada do irmão, e que necessita de uma intervenção do profissional psicólogo para orientar a criança e sua família. O Odontopediatra na anamnese deve investigar tais situações e realizar o exame clínico para se certificar qual a causa do ranger de dentes no paciente infantil.




E aqui Doutora Aline com meu filhote João Victor




" Lembrando que esta entrevista não substitui uma consulta  com Odontopediatria. Procure um especialista para maiores esclarecimentos."  Diz a Dra Aline


Ela atende nos seguintes endereços:

Clube do Sorriso
Rua Laura Costa 170, Vila Laura - Anexo a Clinica da Família
(71) 9169-0214
(71) 4101-9270

 https://www.facebook.com/clubedosorrisoodonto/?fref=ts


Clinica Odontológica Dra Silvânia Rocha
Largo dos Mares, 3 sala 202 - Mares Telefone.: 71 3019-8911       
Centro Odontomédico Itamaraty, Sala 1208 Av. Anita Garibaldi, nº 1133, Federação - CEP 40210-750       
Telefone: 3052-1880, 993471452 (TIM), 98453-7700 (Claro), 99619442 (Vivo), 98819-2467 (Oi) 



Bjs e até o próximo post
Debby :)