Clinica Odontológica Silvânia Rocha

Clinica Odontológica Silvânia Rocha
Clinica Odontológica Silvânia Rocha 3019-8911 3052-1880

domingo, 12 de agosto de 2012

P A I


Desde a quarta-feira estava sofrendo um duelo gigantesco aqui dentro. 
E desde que eu recebi o primeiro comunicado da escola do João pedindo uma foto dele com o pai para colocar numa camisa.
Digo e repito para você ai ... quem está de fora e longe do próprio umbigo é muito fácil opinar, julgar ou algumas vezes ofender. Mas é o seu momento de ficar triste, de sentir aquele vazio que só quem é mãe solteira sente, de se perguntar porque nem nesse dia o seu filho não atende um telefonema ou não recebe pelos correios uma carta do pai dele. Então encare a SUA dor, curta até o fim essa sensação... porque com o passar dos dias e dos meses você percebe que diminui essa aflição porque você sente nesses momentos antes de ser mãe, você percebe que muito de você foi, é  e sempre, sempre será o pai também.
Então esse ano recebi novamente aquele comunicado da escolinha e meu mundo por dentro se partiu. Uma onda enorme de culpa me afogou por dentro, olhei para meu João brincando em seu mundo colorido, lindo, alegre e infantil. E me disse,ele vai crescer e ai ?
No outro dia na quinta, a diretora me perguntou e a foto?
E encarei sim... o paredão de frente e disse que não tinha e que esse ano o João não iria participar pois eu (sinceramente) estou cansada de ir a escola nos dia dos pais. Fui vários e vários anos na escola de Tiago. Mas com o João eu prometi que iria ser tudo diferente. Me encarei de frente e voltei minhas memórias no tempo, desci os porões de tudo que meu consciente faz questão de tornar inconsciente. 
E lembrei de amigas, amigos que hoje são pessoas normais, sem neuras, traumas que foram criados pela figura materna somente. Até que a Cinthya do Divã me deu um exemplo gigante disso e me chacoalhou por dentro.
E listei um por um dos itens que me tornaram e me tornam a mulher, a mãe e o pai que sou hoje. E chorei ontem pela manhã enquanto estavámos na mesa do café eu e o João quando ele disse:
- Vem Kiagu (Tiago), mar fefé (tomar café) mundo junto (todo mundo junto).
E percebi rindo por fora  e chorando por dentro enquanto Deus continuar me dando forças para sustentar meus dois braços e minhas duas pernas junto com a minha integridade mental em dias... farei tudo que estiver ao meu alcance, para formar meus filhos pessoas de bem  e honestas mas acima de tudo humildes.
E que não importa ser mãe ou pai, são titulos criados pela sociedade para caracterizar a tradicional familia. Porque  a base de uma familia é uma mãe, um pai e seus filhos.
Mas se você ama, se você educa, se preocupa, se você cuida, dá carinhos, alimenta o corpo por fora e uma alma por dentro, se você mantém um laço afetivo. Sendo homem pode apostar que você é um PAI e sendo mulher é uma MÃE. Ainda que este filho em crescimento não traga um código genético seu.


E deixo a frase maravilhosa do divã 

Feliz Dia dos Pais para todas as mães solteiras que, com maestria, assumem os dois papéis. 


Bjs e até a próxima
Debby :)